| RPM Web Site |
Hoje - Sábado, 16 de Dezembro de 2017  
RPM
Publicidade


ENCONTRO VOLKSBROTHERS NO SHOPPING D

Apaixonado por Carros Italianos Conta sua Saga na Aquisição do Seu Fiat Tipo Sedicivalvole

Apaixonado por AUTOS Italianos, ALFA ROMEO, FIAT, LAMBORGHINI e FERRARI, Leonardo conta a história da busca e recuperação de seu raro Tipo 2.0 i.e Sedicivalvole.



O Fiat Tipo chegou ao mercado brasileiro em 1993, na época tinha a missão de ser o primeiro hatch médio da marca. Inicialmente vendido com motorização 1.6 equipado com injeção eletrôncia monoponto e 82cv de potência, tinha como legado complementar a família Uno e integrar a recém chegada famíla Tempra. Trazia diversas novidades para a época, mas o fato de ter 10cv a menos que o Uno 1.6R e muito mais peso não empolgava pelo desempenho.

A fim de preencher a lacuna, em 1994 a Fiat lançou a versão SLX do Tipo com motor 2.0 e injeção multiponto, porém o desempenho ainda não chegava a empolgar. Percebendo necessidade de lançar uma versão mais "apimentada" a Fiat lançou o Sedicivalvole (dezesseis válvulas em italiano).

Fiat Tipo Sedicivalvole

O Sedicivalvole possuía motor 2.0 16 válvulas e 137 cv de potência declarada (145cv na Europa). A potência foi nominalmente estabelecida menor no Brasil devido a tabela de impostos da época, que aumentava o preço final do veículo de acordo com a potência declarada. Daí já se percebe que o mtor foi "amansado". Fazia de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, e atingia a incrível marca dos 206,7 km/h de velocidade máxima.

Fiat Tipo Sedicivalvole

A versão 2.0 de 16v do Tipo trazia ainda diferenciais em relação aos outros modelos, como saias laterais e frisos vermelhos nos pára-choques, além da inscrição "Sedicivalvole" na tampa do porta-malas, tudo para deixar o carro com "espírito" mais esportivo, além de ter todos os outros itens que vinham nos outros modelos, como direção hidráulica, vidros elétricos, travas elétricas, ar condicionado e teto solar elétrico. Como opcional tinha o sistema ABS. Um verdadeiro esportivo.

Fiat Tipo Sedicivalvole

Voltando à saga de Leonardo, a história começa assim, com 10 anos em 1994 viu um primo ganhar de aniversário um Tipo Sedicivalvole e desde então se apaixonou pelo carro. Passados 20 anos até que ele encontrou um exemplar com as características que lhe agradaram, cor vermelho Ferrari com teto solar e preservando a maioria das características originais de fábrica.

Fiat Tipo Sedicivalvole

O carro (sonho) de Leonardo foi encontrado em Goiânia, e atrás da realização de seu sonho, Leonardo pegou o primeiro vôo para ao encontro do Sedicivalvole. O veículo encontrava-se parado há 4 anos com muita poeira acumulada, diz Leonardo.

Para poder verificar a condição do veículo, Leonardo lavou o carro ali mesmo na casa do antigo proprietário. Segundo Leonardo, a cada passada de pano com água e sabão a paixão aumentava, pois o Tipo estava com cerca de 90% da originalidade preservada. No entanto o conjunto mecânico estava ruim, há muito tempo sem manutenções pelo proprietário, devido ao custo de se manter um 2.0 16V italiano... comenta Lernardo.

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Passada a faze de "namoro" foi providenciado o transporte do veículo por caminhão do tipo cegonha para trazer sonho de Leonardo até São Paulo. A partir de então, Leonardo iniciou o processo de recuperação da parte mecânica do Tipo e também de alguns detalhes estéticos necessários.

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Passados cerca de 1 ano e meio da saga, o Tipo Sedicivalvole encontra-se muito bem guardado e ainda em processo de restauração, alguns itens simples como a higienização na tapeçaria, mantida em perfeito estado por quase 20 anos, até pequenos reparos de funilaria.

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

 

Na falta das saias laterais originais Leonardo instalou itens do ALFA ROMEO 155, que por sinal casaram perfeitamento no hatch da Fiat.

Fiat Tipo Sedicivalvole

Na parte mecânica o "motori" foi praticamente todo revisado, além disso, o carro recebeu um conjunto de rodas de 17 polegadas da marca TSW que casaram perfeitamente com o Tipo. Recentemente Leonardo foi convidado para participar da Noite Italiana no sambódromo do Anhembi. "Foi um prazer desfilar com meu SEDICI" comenta Leonardo.

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Para o futuro estão previstas a troca do sistema de escape original por um dimensionado em aço inox, substituição das rodas por modelos idênticos porém com 18 polegadas, além de preparação aspirada para apimentar ainda mais o já "esperto" 2.0 16v.

Fiat Tipo Sedicivalvole

Apaixonado por carros italianos, Leonardo pretende formar uma família carros para juntar ao seu TIPO SEDICIVALVOLE, sendo eles ALFA ROMEO 164 12V preta, manual com teto solar, Fiat COUPÉ Vermelho FERRARI com teto solar entre outros.

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

 

Veja as fotos do Sedicilvalvole do Leonardo.

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Fiat Tipo Sedicivalvole

Possui um carro esportivo, raro ou personalizado?!? Faça como o Leonardo, mostre sua paixão para o mundo! Mande seus dados para faleconosco@rpmwebsite.com.br

Curta nossa comunidade no Facebook



Texto: Fábio G. Cavalcanti
Imagens: Leonardo Palma

 Publicidade




































































































































www.rpmwebsite.com.br - faleconosco@rpmwebsite.com.br
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados. | Quem somos.