| RPM Web Site |
Hoje - Sábado, 16 de Dezembro de 2017  
RPM
Quer deixar o motor do seu carro mais esperto???

Veja o passo-a-passo para troca do filtro de ar por um esportivo.
Veja como é fácil trocar o filtro de ar do seu carro e de quebra ganhar um fôlego extra para o motor.
O filtro de ar é o ítem mais fácil e simples para se começar a "apimentar" o motor do seu carro.

Os filtros de ar esportivos são constituídos de elementos filtrantes que oferecem menor restrição a passagem do ar, com isso, o motor passará a admitir uma maior quantidade de ar para queima. O sistema de injeção eletrônica, por meio do sensor de massa de ar, reajustará os parâmentros de injeção de combustível para equilibrar estequimetricamente a mistura ar-combustível.

Tudo isso fará com que o motor do seu carro ganhe de 2 a 5 cv, dependendo é claro de uma série de fatores, tais como, cilindrada, sistema de escape, sistema de injeção eletrônica e até a posição de montagem do filtro.

A melhor posição para se instalar um filtro de ar esportivo é onde ele terá captação direta de ar externo, ou seja, quanto menor a temperatura e maior a velocidade de entrada ar, melhor será o desempenho do motor. A grade frontal é uma boa dica para o posicionamento do filtro, no entanto deve-se tomar cuidado para não deixar o filtro exposto a chuva.

Outra dica é posicionar o filtro próximo onde estava o filtro original, pois na maioria dos carros as montadoras já fizeram o posicionamento para o melhor desempenho.

Os modelos de filtros são os mais diversos disponíveis e vão de cônicos, até no mesmo formato do original para alguns carros, carburados ou com injeção eletrônica é possível substituir o filtro de ar em praticamente todos os veículos.

Pode ser adquirido somente o filtro ou em kits com filtro, braçadeiras e duto de indução de ar.

Para este passo-a-passo utilizaremos o kit modelo AIR COOL da marca RACE CHROME feito especialmente para o modelo Peugeot 206 1.6 16V. O kit é composto por filtro de ar cônico lavável, braçadeiras de fixação, flange e duto de indução de ar frio em aço cromado e promete um ganho médio de potência de 6 cv.

O procedimento é tão fácil que decidimos fazer em outro veículo, uma Alfa Romeo 156 2.0 16v, só que neste caso utilizaremos um filtro Cônico da marca gringa K&N onde não instalamos o duto de indução de ar frio.

Vamos a troca! Clique nas imagens para ampliá-las!

1º Passo
Ferramentas

Para o Peugeot é preciso apenas uma chave de fenda e uma chave de boca.

Clique para ampliar!
2º Passo
Fixação da Tampa

Remova os parafusos de fixação da tampa do filtro. Para a maioria dos carros a fixação é feita por presilhas.

Clique para ampliar!
3º Passo
Braçadeira

Afrouxe a braçadeira de conexão da tampa com o duto de ar.

Clique para ampliar!
4º Passo
Tampa do Filtro

Retire a tampa do filtro de ar.

Clique para ampliar!
5º Passo
Filtro de Ar

Retire o filtro de ar original e se estiver em boas condições guarde para reverter o sistema no futuro.

Clique para ampliar!
6º Passo
Base do Filtro

Para o Peugeot a base é encaixada por pressão sendo necessário apenas puxá-la para cima.

Atenção, para outros veículos a fixação é feita por parafusos e em alguns casos a retirada da peça não é necessária.

Clique para ampliar!
7º Passo
Flange

Fixe a 1ª Braçadeira na flange (mangote), fornecidos no Kit.

Clique para ampliar!
8º Passo
Filtro Cônico

Fixe a flange no duto de saída de ar do filtro e efetue o aperto da 1ª braçadeira.

Clique para ampliar!
9º Passo
Duto de Ar

Posicione a 2ª braçadeira, fixe o duto de Ar e efetue o aperto da braçadeira.

Atenção! Existe um lado correto para fixação do filtro no duto. Oriente-se pela aste no duto para fixação do kit no bloco do motor.

Clique para ampliar!
10º Passo
Conexão no Sistema

Fixe a saída do duto do Kit no duto e entrada de ar do carro. Efetue o aperto na braçadeira.

Clique para ampliar!
11º Passo
Fixação do Kit

Solte o parafuso do canto inferior direito da tampa do cabeçote, posicione a hate do duto de ar, reposicione e efetue o aperto do parafuso.

Clique para ampliar!
12º Passo
Verificação

Com o Kit instalado, faça uma verificação geral, aperto dos parafusos, interferência em outros sistemas e se o capô está fechando corretamente.

Clique para ampliar!
13º Passo
Ligue o Motor

Ligue o motor e fique atento ao funcionamento. Se tudo estiver Ok, seu carro já respira melhor!

Clique para ampliar!
Pronto!
Agora é só curtir

Além de melhorar a estética do motor, de quebra seu carro ganha uns cavalos extras.

Clique para ampliar!

O procedimento para a Alfa Romeo é o mesmo e igualmente fácil, a única diferença é que neste caso não instalamos o indutor de ar frio.

Clieque nas imagens para ampliá-las!

Por Fábio G. Cavalcanti 

Sabe tudo sobre manutenção de carros !? Tem uma dica legal !? Mande pra nós.... faleconosco@rpmwebsite.com.br

 Publicidade
































































www.rpmwebsite.com.br - faleconosco@rpmwebsite.com.br
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados. | Quem somos.