| RPM Web Site |
Hoje - Sábado, 16 de Dezembro de 2017  
RPM
Troca de óleo
Troca de óleo
Você sabia que o óleo do motor do seu carro tem prazo de validade ? E que mesmo sem completar a Quilometragem você dever efetuar a substituição
quando o prazo vencer?!?!
Veja as dicas que peparamos para que você possa efetuar a troca e manter o sistema de lubrificação do motor do seu carro em dia.

 

O primeiro passo é dar uma olhada no manual do proprietário do seu veículo, lá você encotrará a especificação do óleo adequado para uso no motor do seu carro.

O uso de lubrificantes inapropriados geralmente causa, além de má lubrificação das partes móveis do motor, a formação de "borras" de óleo prejudicando seu funcionamento.Troca de óleo

A troca deve ser efetuada preferencial-mente com o motor quente, pois assim o óleo estará mais fluído e escoará com mais facilidade para fora do motor. Além disso, as impurezas estarão em suspesão permitindo sua saída junto com o lubrificante.

Se for efetuar a troca em casa, não jogue o óleo no lixo comum, armazene em um recipiente adequado e leve a um posto de gasolina para o descarte.

Siga rigorosamente a quilometragem para troca indicada pelo fabricante do lubrificante, lembrando que óleos lubrificantes fechados e aramzenados em local adequado tem prazo de validade indeterminado. No entanto, no motor do seu carro a validade indicada pela maioria dos fabricantes é de 6 meses. Portanto não adianta comprar óleo para 10 ou 12 mil Km se você não vai rodar esta quilometragem neste período.

Ao completar o nível do óleo você deve utilizar a mesma especificação do óleo em uso, inclusive do fabricante, pois a mistura pode piorar a Troca de óleoviscosidade prejudicando o motor.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é normal os motores consumirem óleo durante o processo de queima do combustível. Portanto, a dica é, na hora da troca do óleo sempre comprar 1/2 litro a mais para levar no porta malas, assim você não corre o risco de não encontrar o óleo em uso no motor do seu carro na hora de completar o nível.

A verificação do nível deve ser efetuada com frequência e de 3 a 5 minutos após o desligamento do motor, pois assim haverá tempo suficiente para o óleo escoar para o cárter e assim se efetuar a correta medição da quantidade de lubrificante no motor.

Com relação aos aditivos, a maioria dos fabricantes de óleos lubrificantes alegam que seus produtos não necessitam de adição de qualquer espécie de aditivo, pois já possuem as propriedades adequadas e suficientes para uso.

Filtro, ao contrário do que a maioria dos postos de gasolina indicam, ou seja, a troca do filtro a cada duas trocas de óleo, você deve seguir a recomentação de quilometragem indicada pelo fabricante do filtro.

Em caso de carros com motor preparado (turbo ou aspirado), siga a recomendação do preparador, mas na dúvida utilize óleos sintéticos pois além de serem mais avançados tecnologicamente, oferecem melhor proteção para as partes móveis do motor. Além disso procure efetuar a troca do lubrificante em intervalos menores que os previstos para veículos originais, pois o motor está operando sob condições além das quais foi projetado.

Por Fábio G. Cavalcanti 

Sabe tudo sobre manutenção de carros !? Tem uma dica legal !? Mande pra nós.... faleconosco@rpmwebsite.com.br

 Publicidade










www.rpmwebsite.com.br - faleconosco@rpmwebsite.com.br
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados. | Quem somos.