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Hoje - Sábado, 16 de Dezembro de 2017  
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A Volks apresenta o novo Polo GTI na Europa.

Com 180 cv, a nova versão é 25% mais econômica.

Com maneabilidade superior, aliada a ótima dinâmica do motor proporcionando máxima esportividade, o novo GTI faz jus ao sua lendária insignia. A lista de funcionalidades “high-tech” do novo Polo GTI é enorme. O motor 1.4 litros a gasolina é alimentado por um novo sistema de injeção direta ETI e incrivelmente sobrealimentado com um turbocompressor e um compressor mecânico. A potência é transferida para o rodas dianteiras por meio de uma caixa de câmbio DSG de 7 velocidades que integrado a um diferencial blocado XDS, reduz a tendência de rolagem em de curvas aumentado a esportividade e segurança.

Disponível em três ou cinco portas, extremamente ágil e super eficiente pesando 1.194 kg, o Polo GTI acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 229 km/h. Ao mesmo tempo, a nova versão do GTI é a mais eficiente na redução do consumo de combustível e nas emissões de todos os tempos, comparado a seu antecessor o novo modelo é 25% econômico. Consumindo apenas 5,9 litros para rodar 100 quilômetros, equivalendo a apenas 139 g/km de emissões de CO2.

A tradição das versões esportivas topo de linha do Polo remontam a quase um quarto de século e são baseadas na lendária versão G40 Coupé, produzida em 1986. Seu motor tinha uma potência de 113 cv, atingindo cerca de 200 km/h, fazendo do G40 um cobiçado item de colecionador.

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Desde de maio de 2010 os Polos GTIs já rodam na Alemanha, e ao longo do ano serão progressivamente introduzidos na Europa e no Japão. A combinação de injeção direta, compressor e turbocompressor únicos neste segmento, produzem 180 cv no motor de quatro cilindros 1,4 litros, Euro-5 de 16 válvulas. Sua potência máxima é atingida em 6200 rpm e seu torque máximo de 250 Nm, disponível desde os 2000 até os 4.500 rpm, também é impressionante para um motor deste tamanho.

A Transmissão DSG de 7 velocidades, extremamente eficiente, tem um efeito positivo na dinâmica do veículo unificando o apelo esportivo e economia das transmissões manuais ao conforto e conveniência das transmissões automáticas. Como uma alternativa ao modo totalmente automático, o DSG também pode ter suas marchas trocadas manualmente por meio de uma alavanca do câmbio Tiptronic ou por borboletas posicionadas atrás do volante.

O chassi está 15 milímetros mais baixo, aliado a pneus e rodas de 17 polegadas, sistema de controle de estabilidade ESP, diferencial blocado XDS, suspensão dianteira McPherson e suspensão traseira semi-independente com amortecedores mais firmes, que tornam o novo Polo esportivo e seguro.

São vários o sistemas eletrônicos a disposição, freios equipados com sistema anti-bloqueio ABS de última geração, controle de tração e torque ASR / MSR, além de sistema de controle de pressão dos pneus TPMS.

O novo modelo é fácil de se reconhecer como um legítimo GTI. Por dentro e por fora ostenta abertamente sua insígnia destacando-o dos demais Polos.

No exterior o Polo se destaca pelas estradas de ar e pela grade frontal tipo colmeia, herdada de seu irmão maior o Golf GTI. Outros detalhes exteriores do Polo incluem as já mencionadas rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus de perfil baixo 215/40 R17 87V além de pinças de freio pintadas de vermelho, saias laterais e difusor traseiro integrados a saídas de escape cromadas.

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O GTI também é o primeiro Polo estar disponível com faróis bi-xénon que efetuam movimento para compensação em curvas, diodo emissor de luz para circulação diurna e teto solar panorâmico.

Já no interior os bancos esportivos são revestidos em tecido composto por estampas em xadrez e costuras em vermelho. O volante de três raios é revestido em couro, assim como os bancos, apresenta o logo GTI no centro, tendo como grande atração as borboletas para troca de marchas, famosas nos super esportivos.

Além dos pedais o interior apresenta uma série de detalhes em alumínio. O interior apresenta ainda console central com tela multifunção para o sistema de som e GPS, além de controle do sistema de ar condicionado digital.

A segurança passiva não foi esquecida, airbags frontais e laterais para motorista e passageiro além de cintos de segurança de três pontos nos bancos dianteriros e ajustes especiais para cadeiras de crianças na traseira.

Fotos: divulgação Volkswagen
Texto: Fábio G. Cavalcanti
Julho/2010
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