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Hoje - Sábado, 16 de Dezembro de 2017  
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Jaguar F-Type

O Jaguar F-TYPE foi concebido com motor dianteiro e tração traseira a fim de proporcionar puro prazer de condução

Visualmente, o exterior do F-TYPE apresenta a nova linguagem de design dos modelos esportivos da Jaguar, com linhas limpas. O F-TYPE foi concebido com base na quarta geração da consagrada estrutura em alumínio de peso reduzido da Jaguar, que utiliza uma tecnologia pioneira na indústria automobilística.

O novo Jaguar F-TYPE representa um regresso ao coração da companhia: um dois lugares, esportivo conversível centrado na performance, agilidade e envolvimento do condutor. O F-TYPE é a continuação da linhagem esportiva da Jaguar, com mais de 75 anos, que inclui alguns dos veículos mais belos, apaixonantes e atraentes da história automotiva.

Os princípios de engenharia em que se baseia o F-TYPE centram-se na experiência da Jaguar na utilização do alumínio, apresentando estrutura rígida, leve além de uma distribuição de peso ideal que permite procurar os limites dinâmicos deste apaixonante modelo de tração traseira.

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O exterior do F-TYPE apresenta a nova linguagem de design dos modelos esportivos da Jaguar, com linhas mais limpas conseguidas por meio de uma utilização da tecnologia, conforme o demonstram o spoiler e os puxadores das portas embutidos na carroceria.

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Estrutura

A experiência da Jaguar em estruturas veiculares de alumínio foi essencial para tornar o F-TYPE um veículo especial. Como pioneiros na utilização do alumínio na produção de carrocerias para veículos de produção em série, os engenheiros da Jaguar puderam aplicar mais de uma década de experiência neste tipo de produção para alcançar os objetivos estabelecidos para o F-TYPE: redução de peso e uma carroceria extremamente rígida. A chave foi o desenvolvimento da tecnologia de liga leve da Jaguar AC300, uma liga de deformação e ruptura programada da série 6000, aperfeiçoada especificamente para aplicação no F-TYPE.

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Como resultado, a carroceria tipo monobloco do F-TYPE pesa apenas 261 kg. Para o F-TYPE, este peso reduzido traduz-se em benefícios óbvios em termos de agilidade de direção, aceleração, frenagem e consumo de combustível.

Em complemento à liga da estrutura, a Jaguar desenvolveu outra liga para o exterior e obter a linguagem de design desejada. Esta liga, AC600 proporciona a mesma robustez e qualidade de acabamento que a utilizada no XK, mas com uma capacidade muito maior de estampagem para proporcionar uma maior nitidez nas linhas características da carroceria.

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Foram também conseguidas outras reduções de peso em determinadas áreas chave, utilizando uma série de técnicas diferentes. Com a optimização do design do chassis e da carroceria conseguiu-se uma redução global de 35 kg, enquanto que a obsessiva atenção aos detalhes resultou numa redução de 2 kg no pára-brisas, outro tanto no sistema de refrigeração e o mesmo do sistema de admissão. Os apoios do motor e a travessa do pára-choques contribuíram também cada um com uma redução de 5 kg, enquanto que a otimização do sistema de propulsão resultou numa redução adicional de 8 kg. Igualmente, o novo sub-chassis dianteiro em liga é 5 kg mais leve que outro equivalente em aço.

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O F-TYPE conta também com uma maior quantidade de materiais compósitos do que qualquer outro modelo Jaguar produzido até hoje, com estruturas de deformação programada os componentes foram produzidos a partir de materiais plásticos de elevada resistência. O capô contribuiu também com 12 kg para a redução de peso na construção do F-TYPE, enquanto que a otimização da construção e montagem dos bancos contribuiu com nada menos que 24 kg. Como resultado, o F-TYPE pesa apenas 1.597 kg.

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Performance

O F-TYPE é disponibilizado em três versões: F-TYPE, F-TYPE S e F-TYPE V8 S, distinguindo-se pela potência dos seus motores, sendo V6 supercharged de 3,0 litros, desenvolvido a partir do consagrado V8 de 5,0 litros, com 340 CV para o F-TYPE e com 380 CV no F-TYPE S, V8 com 495 CV e 625 Nm de torque no modelo F-TYPE V8 S.

Os cabeçotes com quatro válvulas por cilindro são produzidas em alumínio em que as válvulas são controladas por um sistema de distribuição variável independente ativado pelo pelo próprio movimento das válvulas de admissão e escape. Com velocidades de atuação superiores a 150 graus por segundo, o sistema de distribuição otimiza a potência, o torque e o consumo, proporcionando ao V6 uma capacidade de resposta instantânea, para que o condutor possa tirar partido da gama completa de regimes de funcionamento. Esta entrega de potência imediata e ininterrupta é possível devido à utilização de injeção direta de combustível. Este sistema proporciona quantidades precisas de combustível injetado diretamente nas câmaras de combustão em pressões de até 150 bar, criando uma mistura ar-combustível mais homogênea para uma combustão mais limpa e eficiente.

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As velas também contribuem na otimização da queima, pois se encontram precisamente orientadas tanto em relação ao injetor como à câmara de combustão. A relação de compressão também foi aumentada, passando de 9,5:1 no V8 Supercharged para 10,5:1, minimizando o consumos e as emissões de CO2.

Um compressor tipo Roots Twin Vortex da última geração, montado no interior do "V" do motor, é a chave da elevada eficiência e potência específica do 3.0 V6 Supercharged. A utilização do compressor evita perdas de potência causadas pelo aumento da pressão de retorno típico dos motores turbo de maior cilindrada, melhorando a eficiência e a rapidez de resposta. Mais compacto que o compressor utilizado no V8, um intercooler refrigerado a água reduz também a temperatura do ar de admissão, otimizando a potência e a eficiência. A aceleração de 80 a 120 km/h em 3,3 segundos do F-TYPE de 340 CV e de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, sendo a velocidade máxima limitada eletronicamente em 260 km/h.

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Na sua versão de 380 CV, o 3.0 V6 Supercharged disponibiliza a maior potência específica em um motor Jaguar: 127 CV por litro. O F-TYPE S acelera de 80 a 120 km/h em 3,1 segundos, necessita de 4,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h, atingindo uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 275 km/h. O F-TYPE S V8 é o modelo topo de linha da série, impulsionado pela nova versão do motor Jaguar 5.0 V8 Supercharged calibrado para desenvolver 495 CV e 625 Nm de torque. O que lhe permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, disponibilizar uma velocidade máxima também limitada eletronicamente em 300 km/h e acelerar de 80 a 120 km/h em apenas 2,5 segundos.

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Os modelos S, tanto o V6 como o V8, são equipados de série com um sistema de escape ativo (disponível como opcional no modelo de 340 CV). Este sistema eleva a excitante sonorização do escape do F-TYPE a um novo patamar, utilizando um conjunto de válvulas com controle eletrônico, que se abrem sob aceleração intensa para melhorar a qualidade sonora, alterando o percurso dos gases de escape, que fluem de forma mais direta para o exterior.

Cuidadosamente desenvolvido e com mais de 85 variações sonoras possíveis, o Escape Ativo do novo Jaguar F-TYPE disponibiliza um som autêntico, rico, que se transforma num crescendo à medida que se aproxima do limite de rotação.

Em complemento à abertura das válvulas, estas podem ser completamente abertas selecionando o modo dinâmico (Dynamic Mode), que também otimiza a resposta às solicitações no pedal do acelerador, seletor de velocidades, direção e suspensão; ou fechadas utilizando um botão de desligamento do sistema. O modelo com motor V6 S inclui também uma função de Controle de Aceleração de Partida (Dynamic Launch) que optimiza e controla a aceleração no arranque.

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A transmissão automática Quickshift de oito velocidades do F-TYPE dispõe de relações curtas e um comportamento esportivo, proporcionando maior controle e prazer de condução. O condutor pode realizar a seleção entre os modos manual ou automático de de transmissão, em que as marchas podem ser trocadas por meio de aletas no volante ou por uma alavanca SportShift posicionada no console central.

A transmissão com relações curtas permite ao condutor explorar todos os regimes de funcionamento do motor e certificar-se de que o motor se encontra na faixa ideal de potência em cada passagem de marcha. Esta caixa de transmissão foi especificamente otimizada pelos engenheiros da Jaguar para a utilização num veículo esportivo dando prioridade à aceleração em todos os regimes de funcionamento.

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Para retirar o máximo benefício de sua estrutura avançada, o F-TYPE dispõe de suspensão dianteira e traseira compostas por barras triângulares sobrepostas confeccionadas em alumínio. A estrutura em alumínio foi otimizada para proporcionar maior rigidez possível ao sistema da suspensão.

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O F-TYPE S incorpora de série um diferencial autoblocante mecânico. No V8 S foi incorporado de série um diferencial ativo com controle eletrônico para limitar a perda de tração das rodas e otimizar a tração e proporcionar. O diferencial ativo da Jaguar é acionado por um motor elétrico que atua sobre uma embreagem multidisco, o qual pode transferir o torque à roda com maior aderência. Em modo automático, o sistema pode aplicar o bloqueio total de forma quase instantânea. Funcionando em conjunto com os controles de estabilidade e tração, e também com o sistema ABS, permite um controle de entrega de potência para as rodas.

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Freios

O sistema Jaguar Performance instalado no F-TYPE 340 CV dispõe de discos com 354 mm na dianteira e 325 mm na traseira. O sistema Jaguar High Performance do F-TYPE S conta com discos de maiores dimensões no eixo dianteiro (380 mm) e as pinças podem ser escolhidas em vermelho ou preto, realçando a imagem esportiva do Jaguar. Quanto ao o F-TYPE V8 S, o sistema Super High Performance inclui de discos de 380 mm na dianteira e 376 mm na traseira, também com pinças vermelhas ou pretas.

Todas as versões incorporam de série ABS. Além disso, os freios possuem sistema de refrigeração das pinças e dos discos por meio de entradas de ar incorporadas ao lado grade dianteira, utilizando componentes da suspensão moldados aerodinamicamente para direcionar o fluxo de ar sob o veículo.

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Interior

A intenção do F-TYPE é evidente a partir do momento em que a porta é aberta. O projeto do habitáculo reflete o sua disposição esportiva 'um mais um', centrada no condutor e na sua interação com os componentes eletrônicos e mecânicos. O objetivo era criar um cockpit envolvente para o condutor, com todos os controlos dispostos naturalmente ao alcance das mãos e logicamente dispostos.

O volante de três raios e diâmetro reduzido, encontra-se disponível com acabamento em couro ou Alcantara. O volante enquadra um par de instrumentos analógicos, dotados de números maiores no conta-giros com tipografia mais arrojada que os do velocímetro. Uma tela posicionada entre os dois instrumentos, disponibiliza informação adicional ao condutor.

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Completando o interior, sistema de ar condicionado automático digital, bancos esportivos com ajuste elétrico de inclinação e altura são disponibilizados de série. Opcionalmente podem escolhidos bancos Optional Performance com maior apoio lateral, que garantem maior apoio em curvas a velocidades elevadas.

Encontram-se disponíveis três sistemas de áudio para o F-TYPE, dois dos quais da reconhecida marca britânica Meridian. Estes incorporam 10 ou 12 alto-falantes com 380W e 770W, respectivamente.

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Confira o Jaguar F-TYPE em ação no vídeo abaixo.

 

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Texto e imagens: Divulgação Jaguar
Adaptação: Fábio G. Cavalcanti
novembro/2013

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