| RPM Web Site |
Hoje - Sábado, 16 de Dezembro de 2017  
RPM
Publicidade


Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014, um ícone da esportividade, chega ao Brasil com design renovado

A Chevrolet traz o Camaro 2014 com design renovado. O consagrado motor V8 6.2L Small Block e a transmissão de seis velocidades GR6, compõem com o veículo um conjunto de muita performance e de grande sucesso.

O esportivo tem previsão de vendas para o final do mês de novembro de 2013, exclusivamente na versão topo de linha SS.

“É um ícone mundial, um sonho sobre rodas, um carro que desperta a paixão em todos que o dirijam ou simplesmente olhem para ele”, destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Chevrolet Camaro 2014

Tecnologia Powertrain

Além da elevada potência e torque, o motor do Camaro oferece muita tecnologia. O seu motor é equipado com o sistema AFM (Active Fuel Management) ou desligamento automático dos cilindros. Em velocidades constantes de cruzeiro, o sistema de gerenciamento do motor comanda o desligamento de parte dos cilindros, da injeção de combustível, o fechamento das válvulas de admissão e escape, utilizando uma válvula eletrônica, que atua sobre o comando hidráulico dos tuchos, comandando o fechamento das válvulas.

Clique nas imagens para ampliá-las.
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014

chevrolet logoA tecnologia do motor Chevrolet Small Block V8 6.2L não para por aí, o motor possui comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor. As válvulas de admissão e escape possuem massa reduzida em função da haste ser oca, favorecendo o aumento da rotação do motor. O módulo de gerenciamento do motor permite controle preciso do motor, garantindo assim uma melhor experiência ao dirigir.

Em conjunto com os mais de 400 cv de potência do motor e 56,7 kgfm de torque, trabalha a transmissão sequencial/automática de seis velocidades GR6, exclusiva da versão SS. Com ela, o motorista pode desfrutar do conforto da qualidade das trocas de marchas da transmissão automática, que são extremamente rápidas e fluídas, como também é possível efetuar trocas manuais e mais esportivas por meio de borboletas atrás do volante “Paddle Shift”, que permitem fazer as trocas de marchas, sem a necessidade de tirar as mãos do volante.

Chevrolet Camaro 2014 - Motor

Diversão ao dirigir

Dentro de um Camaro a experiência é única, desde o momento que se aciona a partida ouvimos o som grave característico do motor V8 6.2L Small Block, que certamente superará em muito as expectativas do motorista. O painel de instrumentos e os diversos mostradores do console se iluminam, dando vida a experiência de dirigir o Camaro.

Utilizando as borboletas atrás do volante “Paddle Shift”, é possível fazer trocas de marchas mais esportivas, sem a necessidade de tirar as mãos do volante. O sistema utilizado no Camaro, desenvolvido pela Chevrolet, possui requintado software e calibração, permitindo fazer uso do “Paddle Shift” posicionando-se o seletor na posição “D” Drive.

Chevrolet Camaro 2014

O Camaro oferece controle eletrônico de tração e de estabilidade, que atua sobre os freios, e auxilia o motorista em uma direção mais segura. É possível desativar ambos os sistemas. Pressionando-se o botão apenas uma vez, ele desabilita o controle de tração, e pressionando novamente, o controle de estabilidade entra no modo “Dinâmico”, permitindo uma condução mais esportiva sem tantas intervenções, mas mantendo o elevado nível de segurança. Trabalhando em conjunto com o sistema eletrônico de tração o Camaro ainda conta com controle de tração mecânico, que utiliza diferencial traseiro de escorregamento limitado (LSD).

Clique nas imagens para ampliá-las.
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014

A direção ficou ainda mais confortável para o uso no dia-a-dia, porque o sistema, que era hidráulico, passou a ser elétrico, permitindo desenvolver uma calibração que requer menor esforço nas manobras em baixas velocidades.

O Chevrolet Camaro vem equipado com suspensões independentes nos dois eixos. Tanto na dianteira quanto na traseira o Camaro utiliza suspensão do tipo Multilink, com barras estabilizadoras nos dois eixos.

Chevrolet Camaro 2014

Outro item importante que aumenta a flexibilidade de uso do superesportivo é o fato do motor ter sido calibrado para utilizar a gasolina brasileira.

Para assegurar a estabilidade superior, o superesportivo vem equipado com rodas de alumínio de 20 polegadas de tala 8" na dianteira e 9" na traseira. Calçando as rodas estão os pneus de medida 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR20 na traseira.

Chevrolet Camaro 2014

pinças Brembo
O conjunto de rodas e pneus deixa à mostra os enormes discos de freios (com 35,5 cm de diâmetro e 3,2 cm de espessura na dianteira e 36,5 cm de diâmetro e 2,8 cm de espessura na traseira) e as pinças Brembo – marca italiana reconhecida mundialmente por equipar carros de F1, de seis pistões na dianteira e quatro na traseira.

Chevrolet Camaro 2014 - Painel

Design renovado na linha 2014

O Camaro 2014 apresenta uma evolução do design, sem perder o conceito original que retrata a herança de sua primeira geração, produzida de 1967 a 1969. Ele apresenta uma nova e maior grade frontal, que favorece o fluxo de ar. A adição de saída de ar no capô, melhorando a exaustão de calor, e o novo parachoque compõe o visual da frente do Camaro. Novo difusor de ar e aerofólio que foram otimizados em túnel de vento, e nova lanterna, compõem o design da traseira do superesportivo.

Chevrolet Camaro 2014 - Painel

Clique nas imagens para ampliá-las.
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014 - Painel

Internamente o Camaro recebe bancos com regulagem elétrica, e as laterais das portas ganharam iluminação por LEDs na cor ice blue. Os mostradores do painel, a projeção de dados no para-brisa, bem como os mostradores no console central, apresentam um visual retrô e sofisticado ao mesmo tempo.

A partir do ano/modelo 2014 o Camaro recebe exclusivo sistema de multimídia Chevrolet MyLink, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências.

Os usuários que desejarem utilizar os aplicativos precisam fazer o download do aplicativo em um smartphone compatível com o MyLink, por meio de lojas como App Store e Google Play. Além dos atributos conhecidos, como tela touch screen, de sete polegadas, MP3, USB, entrada auxiliar, Bluetooth, também conta com reconhecimento de voz para agenda e ligações telefônicas. Outras novidades: comandos de voz para navegação e áudio, configurações do veículo, câmera de ré integrada, e função áudio streaming utilizando o aplicativo Stitcher.

Chevrolet Camaro 2014 - Tela Multimídia

Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da visualização de demais informações tradicionais do celular, como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.

O sistema de áudio ainda conta com um sistema premium sound de 245 watts, da Boston Acoustics que conta com nove alto-falantes. O Camaro também oferece travas elétricas das portas e vidros com acionamento do tipo “one touch” tanto para o motorista quanto para o passageiro.

Chevrolet Camaro 2014 - Painel

Um outro item muito importante é o Head-Up Display (HUD), um sistema que projeta algumas informações no para-brisa do veículo. A ideia é a de que, em um veículo superesportivo, o motorista não desvie o olhar da estrada, por isso as informações ficam projetadas diretamente para-brisa. O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas. Dentre as informações projetadas, o motorista pode visualizar a velocidade, a rotação do motor e a até a estação de rádio. O condutor ainda pode personalizar a altura e a intensidade das imagens.

Chevrolet Camaro 2014 - Painel

Cores e Acessórios O modelo superesportivo será comercializado nas cores: amarelo (lemon peel), vermelho (pull me over), preto e branco (Summit) com os seguintes acessórios: adesivos de capo, Insulfilme, filme segurança, capa protetora e rede para objetos no porta malas.

Veja o vídeo da Chevrolet Camaro SS 2014

Enquanto isso, nos EUA...

Nos Estados Unidos o Camaro é comercializado nas versões cupê, LS, LT, RS, SS, ZL1 e Z/28. A versão de entrada do modelo é equipada com motor V6 3.6L de 323cv podendo receber pacote RS, contemplando rodas de alumínio aro 20", faróis frontais com iluminação por Led, entre outros opcionais.

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Clique nas imagens para ampliá-las.
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014

A versão SS é idêntica a comercializada no Brasil, porém nos EUA o motor v8 desenvolve 426 cv, essa diferença pode ser atribuída a qualidade e ao percentual de etanol da gasolina comercializada por aqui. Além disso, a versão SS também é comercializada com capota conversível, assim como a versão ZL1.

Chevrolet Camaro 2014

Já a versão do Camaro ZL1 é equipada com motor v8 6.2L supercharger, é isso mesmo, equipada com compressor mecânico e sistema de intercooler, gerando nada menos que 580 cv. Um verdadeiro muscle, segundo a montadora faz de 0 a 100 km/h em cerca de 3,9 segundos. Além da cavalaria, a versão também traz suspensão independente com modernos amortecedores magneto-reológicos, câmbio manual de 6 marchas ou automática sequencial com troca de marchas por meio de borboletas atrás do volante.

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

O Camaro ZL1 também oferece um belo conjunto de rodas em alumínio forjado de 20"x10" na dianteira e 20"x11" na traseira, e assim como na versão SS, freios da marca Brembo.

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

No interior, bancos da marca Recaro em suede com logo ZL1, além de toda a tecnologia embarcada idêntica ao modelo SS, já descrito na versão que será comercializada no Brasil em 2014.

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Clique nas imagens para ampliá-las.
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014

A versão do Camaro Z/28 é, segundo a montadora, a encarnação das pistas em um Camaro. Possui motorização v8 small block aspirado de 427 polegadas cúbicas (7.0l), produzindo 505 cv a 7000 rpm. O motor ainda é equipado com sistema de cárter seco e componentes fabricados com componentes nobres, tais como: sistema de indução e filtro de ar da marca K&N, válvulas em titânio, acoplamentos de bielas em aço forjado, entre outros. Câmbio manual de 6 marchas completa o conjunto, algo curioso para o mercado Norte Americano que tem por padrão a transmissão automática.

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Ao contrário das demais versões, o Z/28 vem equipado com conjunto de rodas de alumínio forjado de 19" calçados com pneus Pirelli PZero 305/30ZR19 o que segundo a montadora reduziu o peso em cerca de 19 kg. Além disso, ainda segundo a montadora, a redução no diâmetro das rodas reuziu o centro de gravidade em cerca de 33 milímetros, melhorando a meneabilidade do Z/28.

A exemplo das versões SS e ZL1, o Z/28 vem equipado com sistema de freios da marca Brembo, porém com discos em fabricados em compostos cerâmicos de 394x36 mm na dianteira e 390x32 mm na traseira, além de pinças de 6 e 4 pistões respectivamente. Assim como as rodas, o sistema de freios adotado na versão reduziu em cerca de 12 kg o peso do carro.

O esforço da montadora em reduzir o peso dos componentes gerou cerca de 45 kg a menos que a versão SS e 136 kg em relação a versão ZL1. Nada mal, não!?!

Chevrolet Camaro 2014

O interior apresenta bancos em concha da marca Recaro confeccionados em suede e ao contrário das outras versões, o modelo tem a eletrônica básica embarcada, afinal o Z/28 foi concebido para performance.

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Clique nas imagens para ampliá-las.
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014

O Z/28 faz apenas 7:37.40 em uma volta completa no circuito de Nurburgring na Alemanha. Confira no vídeo abaixo.

Além das versões de produção em série, refletindo amadurecimento do mercado Americano de personalização de automóveis, principalmente para performance, a Chevrolet disponibliza várias opções de customização do Camaro. Dentre os vários itens, destaca-se o pacote 1LE que combina itens estéticos e de performance das versões ZL1 e SS.

O pacote inclui jogo de rodas da versão ZL1 de 20"x10" na frente e 20"x11"na traseira calçadas com pneus 285/35ZR20 Goodyear Eagle F1 Supercar, suspensão customizada equipada com barras estabilizadoras especiais, além de transmissão manual de 6 marchas.

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Além das rodas o pacote oferece também sistema de freios Brembo da versão ZL1, barra anti-torção instalada nas torres dianteiras, cabeçotes mais leves e comando de válvulas mais bravo. No interior, bancos tipo concha em suede da marca Recaro.

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Clique nas imagens para ampliá-las.
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014
chevrolet camaro 2014

Texto e imagens: Divulgação GM
Adaptação: Fábio G. Cavalcanti

 Publicidade
















































































































































































































































































































































































































































































































































www.rpmwebsite.com.br - faleconosco@rpmwebsite.com.br
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados. | Quem somos.