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Hoje - Sábado, 16 de Dezembro de 2017  
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Ferrari 458 Speciale

A nova 458 Speciale amplia a vasta gama de modelos da Ferrari e se junta a 458 Itália e Spider

O 458 Speciale se junta a gama dos modelos da Ferrari ao lado do 458 Italia e 458 Spider, e como todas as séries especiais, é destinada a um tipo específico de proprietário, neste caso, para aqueles que procuram um carro esportivo que oferece emoções extremas de condução.

Seja na estrada ou na pista, os motoristas vão se sentir perfeitamente harmonizados com a 458 Speciale, graças à velocidade de resposta a cada comando, mesmo nas manobras mais radicais.

Toda engenharia Ferrari esteve empenhada em equilibrar a dinâmica e a maneabilidade do veículo a fim de proporcionar o máximo desempenho mesmo sob a condução de motoristas não profissionais. Com o novo Speciale 458 os clientes serão capazes de dirigir no limite das pistas, bem como experimentar a emoção da condução verdadeiramente esportiva, mesmo em estradas exigentes de menor velocidade.

A nova berlinetta é, de fato, o resultado da busca por tecnologia extrema, voltada para emoção e desempenho, com a aplicação de soluções técnicas avançadas de motorização, aerodinâmica e dinâmica veiculares. Essas conquistas a diferenciam do modelo 458 Italia, a qual é derivado.

Ferrari 458 Speciale

O desempenho do Speciale 458 é excepcional em todos os sentidos, graças a fatores como a extraordinária relação peso-potência de 2,13 kg/cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 3 apenas segundos, além da aceleração lateral de 1,33 g.

Motor

Com motor central traseiro de 4497 cc originado na tecnologia F1, a Ferrari Speciele possui o v8 aspirado mais potente já produzido pela marca, desenvolvendo 605 cv a incríveis 9000 rpm e torque máximo de 540 Nm a 6000 rpm. Além disso o motor da Speciale também é o de maior potência específica de um v8 carro de série da marca, com 135 cv/l.

Ferrari 458 Speciale

Para alcançar esses resultados a equipe de engenharia de Maranello maximizou o potencial do V8 da 458 aplicando tecnologia das pistas no refinamento dos componentes internos a fim de otimizar os processos de combustão e eficiência mecânica do conjunto. A máxima eficiência de combustão é garantida por meio de um controle de detonação altamente evoluído que detecta a ionização da vela de ignição.

O outro desafio para aumentar a potência era o de ampliar o torque em toda a curva de potência, o que envolveu o aumento da taxa de compressão para excepcionais 14:01, valor mais alto já alcançado por um V8 aspirado, o que foi alcançado modificando geometria do pistão.

A fluido-dinâmica da câmara de combustão foi revista para otimizar tanto a admissão com o escape. A admissão apresenta uma nova geometria, tanto no que diz respeito ao coletor quanto na superfície dos pistões, com dutos de entrada mais curtos (-10 mm) além de elevação de abertura das válvulas (5%). Um novo perfil came do camando não só aumenta a elevação da válvula, mas também ajuda a reduzir a pressão média, durante a fase de explosão.

A potência e torque adicionais do 458 Speciale também são o resultado do novo projeto de vários componentes do motor objetivando a redução do atrito interno. Os pistões são fabricados a partir de um novo material que reduz sua massa. Novos materiais também foram utilizados nas bielas e buchas enquanto tratamento térmico específico (DLC: Diamond-Like Carbon) nos pinos dos pistões gerando maior resistência à fadiga e ao desgaste. O virabrequim também foi redesenhado para otimizar e melhorar a lubrificação em todas as condições de utilização

Ferrari 458 Speciale

Cerca de 8kg foram reduzidos a partir da substituição de materiais, entre eles, o coletor de admissão e o recipiente do filtro de ar agora são de fibra de carbono e o sistema de escape em alumínio.

Ferrari 458 Speciale

Aerodinâmica

Uma das principais características do carro da nova Ferrari é o sistema aerodinâmico móvel na frente e na traseira que garantem diferentes configurações, inclusive em curvas, onde o máximo downforce é essencial, e nas retas que, em vez disso, arrasto aerodinâmico deve ser reduzido a um mínimo.

A 458 Speciale possui um excepcional coeficiente de downforce (CI) 0,53, graças ao sistema móvel que não penaliza o coeficiente de penetração aerodinâmico com apenas 0,35.

Soluções inovadoras foram adotadas na parte frontal do carro, sendo duas aletas verticais no centro e uma horizontal abaixo delas. Em velocidades relativamente baixas, as aletas verticais permanecem fechadas, canalizando o ar para os radiadores garantindo arrefecimento necessário para o motor. No entanto, em velocidades superiores a 170 Km/h, as aletas se abrem, reduzindo o volume de ar que flui para o radiador, reduzindo também o arrasto aerodinâmico. Em velocidades acima de 220 km/h a aleta horizontal abaixa para equilibrar o downforce entre os eixos dianteiro e traseiro, deslocando cerca de 20% para a traseira.

O spoiler traseiro tem uma área de superfície ampliada com formato mais acentuado o que melhorou a eficiência da parte inferior da carroceria, aumentando o efeito downforce. Os escapamentos foram modificados permitindo o desenvolvimento de um novo difusor o que otimizou a capacidade de extração de ar da parte inferior do carro. Os flaps traseiros têm duas configurações diferentes: levantadas para proporcionar alto downforce e abaixado para minimizar o arrasto aerodinâmico.

Ferrari 458 Speciale

Dinâmica

O comportamento dinâmico do 458 Speciale garante máximas emoções de condução em todas as situações, permitindo que motoristas extrapolem seus limites com facilidade, mesmo em baixas velocidades.

O 458 Speciale introduz o novo sistema de controle de derrapagem angular lateral (SSC) para maior controle sem esforço, melhorando bastante a satisfação do condutor.

Graças ao novo e sofisticado software, que calcula a aceleração lateral, ângulo de guinada, ângulo do volante e a velocidade, o SSC realiza análise instantânea do ângulo lateral de perda de tração, comparando-o com os dados de referência, permitindo assim suave e controlável sobre esterço, otimizando tanto a gestão do torque (via sistema de controle de tração F1-Trac) quanto a distribuição de torque no diferencial entre as duas rodas motrizes (através do sistema de diferencial eletrônico E-Diff) proporcionando assim tempos máximos de resposta do veículo.

Sistema de Freios

Para lidar com as demandas de maior desempenho do carro, todos os componentes do sistema de freios Brembo evoluíram. Com novas pinças, discos com percentagem elevada de silício e pastilhas dianteiras pequenas feitas a partir de materiais que proporcionam uma melhor dissipação do calor. O resultado é uma frenagem em distâncias mais curtas, 100-0 km/h em apenas 31 metros.

Ferrari 458 Speciale

Pneus e Rodas

O desenvolvimento do Speciale incluiu pneus Michelin Pilot Sport Cup2 que foram especificamente projetados para ele em um programa de colaboração intensiva envolvendo testes de pista e longas sessões de simulação.

Os pneus apresentam um composto específico obtido utilizando-se aditivos para aumentar o desempenho em uma única volta no seco, bem como melhorar consistência do desempenho ao longo de várias voltas. Eles também oferecem 6% mais aderência, que também se traduz em uma melhor aderência em pisos molhados.

As rodas forjadas de 20" possuem novo design, resultando em uma redução de peso de mais de 12 kg.

Clique nas imagens para ampliá-las.
Ferrari 458 Speciale
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Suspensão

O excelente comportamento dinâmico do 458 em grande parte se dá devido à seus amortecedores Frequency-Shaped SCM-E (FRS SCM-E), que têm solenóides individuais, nova CPU e um novo software que modifica o campo magnético a cada milissegundo. O resultado é uma resposta muito mais rápida e mais precisa de controle.

Transmissão

A transmissão de dupla embreagem F1 dispõe agora de uma nova lógica de controle que fornece trocas de marcha mais rápidas e precisas. Com o tempo de resposta aos comandos mais rápidas do que nunca, assim garantindo a transmissão das rotações do motor 20 por cento mais rapidamente.

Design

Exigências aerodinâmicas orientaram o trabalho do Centro de Estilo da Ferrari em colaboração do escritório de projetos da Pininfarina para esculpir as formas orientadas para o máximo desempenho, equilibrando exigências aerodinâmicas e estéticas conforme a filosofia Ferrari.

A maioria dos painéis de carroceria foram redesenhados sem alterar a célula dos ocupantes ou as características do projeto do 458 Itália. A espessura da vidro utilizado foi reduzida para reduzir o peso, enquanto o pára-brisas traseiro é agora Lexan ©, material utilizado para substituir os vidros em carros de corrida.

Os pára-choques foram redesenhados e o capô dianteiro agora possui duas saídas de ar para canalização para fora do radiador.

Ferrari 458 Speciale

O cockpit apresenta uma atmosfera distinta inspirada nas corridas, com a simplicidade necessária às pistas. Materiais leves como fibra de carbono e Alcantara, foram amplamente utilizados, no entanto se fundem perfeitamente com a sofisticação típica de todos os interiores dos veículos da marca.

Os bancos em concha Sabelt de fibra de carbono possuem excelentes bordas laterais reforçando um design ergonômico que também ajuda a segurar os ocupantes nas curvas acentuadas.

Veja o vídeo da Ferrari 458 Speciele

Especificações Técnicas

Dimensões

Comprimento 4571 mm
Largura 1951 mm
Altura 1203 mm
Entre-eixos 2650 mm
Peso 1290 kg
Relação Peso-potência 2,13 kg/CV
Distribuição de Peso 42% frente / 58% traseira

Motor

Disposição dos Cilindros V8 – 90° Injeção direta e Sistema de Cárter seco
Capacidade Cúbica 4497 cc
Potência 605 CV (445 kW) a 9000 rpm
Torque 540 Nm a 6000 rpm
Potência Específica 135 CV/l

Câmbio

Dual-clutch, 7 velocidades F1

Pneus

Frente 245/35 ZR20

Performance

Velocidade Máxima >325 km/h (>202 mph)
Aceleração 0-100 km/h <3.0 s

Consumo

Consumo 11,8 l/100 km

 

Baixe o Papel de Parede da 458 Speciale.

Ferrari 458 Speciale Wallpaper

Texto e imagens: divulgação Ferrari
Tradução/Versão: Fábio G. Cavalcanti
novembro/2013

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