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Porsche 356

Porsche 356, baseado na mecânica do Volkswagen Fusca, é considerado o primeiro carro produzido pela empresa alemã.



Produzido entre 1947 e 1965 o modelo 356 é considerado o primeiro carro fabricado pela Porsche. O modelo faz referência ao fato de ser o 356º projeto do escritório de design da Porsche. Conhecido por sua beleza, raridade e valor histórico, o 356 não era necessariamento simbolo de esportividade, principalmente se considerarmos seu desempenho.

Porsche 356

A história do modelo 356 se confunde com a história da própria Porsche e da Volkswagen, inspirado no Fusca devido a participação direta de seus projetistas, Dr. Ferdinand Porsche e seu filho Ferry Porsche, além do projetista austríaco Erwin komenda.

Porsche 356

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Após a segunda guerra mundial, Ferdinand Porsche decidiu por em prática seu antigo sonho de criar uma fábrica de automóveis que levasse o nome da família, pois apesar do escritório de design levar seu nome, ele trabalhava para a Volkswagen que na época era de propriedade do governo Alemão.

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A ideia inicial era construir um carro totalmente novo, no entanto, os problemase restrições do pós-guerra forçaram Ferdinand a iniciar o projeto tomando-se por base o Volkswagen Fusca.

Na verdade há uma controvérsia a respeito do 356 ser o primeiro carro da Porsche, pois o primeiro protótipo foi precedido pelo modelo similar, o Porsche 64, também conhecido por 64K10. O modelo foi concebido e construído antes da segunda guerra e na verdade foi uma modificação do fusca do pré-guerra encomendada pela própria Volkswagen.

Assim, em 1947 Ferdinand iniciou sua produção a partir de moldes de madeira associados a placas de alumínio gerando o primeiro protótipo. A partir de então foi iniciada a produção em série do 356.

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O modelo inicial do 356, um Spyder Roadster em alumínio, foi produzido de 1947 até 1955, em que foram fabricados neste período 7627 unidades.

Entre 1948 e 1950 foram produzidos 50 carros na Áustria, daí o nome 356 "Coupé Gmünd", em homenagem a essa cidade austríaca. Apesar de ainda ser fabricado em alumínio martelado a mão sobre o molde de madeira (foto abaixo), esta série já possuía mecânica similar aos modelos posteriores, motor central traseiro de 4 cilindros opostos (boxer), com dupla carburação e refrigerado a ar.

O modelo de produção começou a ser fabricado já em Stuttgart na Alemanha, com carroceria em aço, e design com as características finais do projetista Erwin Komenda.

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Com a produção em crescimento, a Porsche começava a se firmar e ganhar fama fora da Alemanha. A partir de então surgiram algumas derivações do modelo inicial.

Quando os primeiros automóveis começaram a ser exportados para os Estados Unidos por Max Hoffman - responsável pela importação de quase todos os modelos europeus da época - ele sugeriu a Porsche o desenvolvimento de uma versão mais espartana destinada para aquele mercado. Assim surgiram as séries "356 America" (1952), com 16 veículos fabricados, carroceria em alumínio e para-brisa removível, e Speedster – resultado direto da sugestão do importador – similar ao “America” porém em aço e para brisa fixo (1953), além do acabamento espartano, bancos especiais e teto de lona.

Tabela de Configurações do Porsche 356

Porsche 356: 1100 1300 1500 1500 S
Motor:  4-cilindros-Boxer (Viertakt)
Cilindrada:  1086 cm³ 1286 cm³ 1488 cm³ 1488 cm³
Diâmetro x Curso:  73,5 x 64 mm 80 x 64 mm 80 x 74 mm 80 x 74 mm
Potência:  29,4 kW (40 cv) 32,4 kW (44 cv) 40,5 kW (55 cv) 51,5 kW (70 cv)
Rotações  4000 RPM 4000 RPM 4400 RPM 5000 RPM
Tórque máximo/RPM:  71,5 Nm a 2800 RPM 83 a 2500 RPM 108 a 2800 RPM 110 a 3600 RPM
Taxa de Compressão:  7,0 : 1 6,5 : 1 6,8 : 1 8,2 : 1
Comando de válvulas:  Tuchos e Balancins
Arrefecimento:  Refrigeração a ar (ventoinha)
Transmissão:  Manual de 4 marchas
Carroceria:  Monobloco de aço / alumínio estampado
Eixos dianteiro/traseiro:  1290/1250 mm
Entreeixos:  2100 mm
Comprimento:  3950 mm
Peso:  Coupé 810 kg – Cabriolet 830 kg
Velocidade máxima:  140 km/h 145 km/h 155 km/h 170 km/h

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Lançado na Frankfourt Motor Show em setembro de 1955, o 356 A teve sua fabricação iniciada naquele ano. Com pequenas modificações estéticas na carroceria, agora fabricada toda em aço, para-brisas curvado em peça única, rodas menores e opções de motorização diferentes. Desta série derivou o 356 A Carrera (1955), com motor 1500S e dupla carburação, com velocidade máxima de 170 km/h, e o 356 “Convertible D” (1958), um Speedster com para-brisa maior, janelas laterais em vidro entre outras modificações. O “D” significa "Drautz", o fabricante da carroceria (as outras eram feitos por uma firma chamada Reutter). Deste último modelo, 1300 conversíveis foram fabricados. De 1955 a 1959 foram construídos um total de 21.045 carros 356 A.

Tabela de Configurações do Porsche 356 A


Porsche 356 A: 1600 1600 S 1600 GS Carrera
"de Luxe"
1500 GS Carrera
"Gran Turismo"
Motor:  Motor Boxer de 4 cilindros, 4 tempos
Cilindrada:  1582 cm³ 1582 cm³ 1587 cm³ 1498 cm³
Bohrung x Hub:  82,5 x 74 mm 82,5 x 74 mm 87,5 x 66 mm 85 x 66 mm
Potência:  44 kW (60 cv) 55 kW (75 cv) 77 kW (105 cv) 81 kW (110 cv)
Rotação:  4500 RPM 5000 RPM 6500 RPM 6400 RPM
Torque máx./RPM:  112 Nm a 2800 119 a 3700 123 a 5000 126 a 5200
Compressão:  7,5 : 1 8,5 : 1 9 : 1 9 : 1
Comando de válvulas:  Tuchos e Balancins árvore de cames
Arrefecimento:  Refigeração a ar (Ventoinha)
Caixa de marchas:  Manual de 4 marchas
Carroceria:  Monobloco em aço estampado
Eixos dianteiro/traseiro:  1306/1272 mm
Entreeixos:  2100 mm
Pneus:  5.60 – 15 Sport 5.90 – 15 Supersport
Medidas C x L x A:  3950 x 1670 x 1310 mm (Convertible und Hardtop 1290 mm)
Peso:  Coupé 885 kg – Cabriolet 905 kg – Convertible 855 kg
Velocidade máxima:  160 km/h 175 km/h ca. 200 km/h ca. 200 km/h

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Em 1959 começou a ser vendida a versão B do 356. Já naquela época seguindo a tendência atual da indústria de enfatizar mudanças na linha com pequenas alterações cosméticas. Com 30.963 unidades fabricadas de 1959 a 1963, o 356 B seria o mais difundido e popular da série. Na carroceria, as maiores diferenças foram os para-choques ligeiramente mais altos, no capô mais reto e largo além dos respiros do motor em duas colunas (aberturas).

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As principais opções de motorização eram a Super 90 e 2000 GS. Do modelo derivaram o 356 B Roadster (1959), o 356 Carrera Abarth (1960), um modelo de corridas, e o 356 Carrera 2 (1962), um dos modelos mais famosos e potentes. Com cerca de 450 modelos produzidos, entre coupés e cabriolets, esses modelos se tornaram bastante raros.

Tabela de Configurações do Porsche 356 B

Porsche 356 B: 1600 1600 S 1600 S-90 2000 GS
Motor:  Motor Boxer de 4 cilindros, 4 tempos
Cilindrada:  1582 cm³ 1582 cm³ 1582 cm³ 1966 cm³
Bohrung x Hub:  82,5 x 74 mm 82,5 x 74 mm 82,5 x 74 mm 92 x 74 mm
Potência:  44 kW (60 cv) 55 kW (75 cv) 66 kW (90 cv) 96 kW (130 cv)
Rotação:  4500 RPM 5000 RPM 5500 RPM 6200 RPM
Torque máx./RPM:  112 Nm a 2800 119 a 3700 123 a 4300 167 a 5000
Compressão:  7,5 : 1 8,5 : 1 9 : 1 9,2 : 1
Comando de válvulas:  Tuchos e Balancins DOHC
Arrefecimento:  Refigeração a ar (Ventoinha)
Caixa de marchas:  Manual de 4 marchas
Carroceria:  Monobloco em aço estampado
Eixos dianteiro/traseiro:  1306/1272 mm
Entreeixos:  2100 mm
Pneus:  5.60 – 15 Sport 165 – 15 (Gürtel)
Medidas C x L x A:  4010 x 1670 x 1330 mm (Hardtop 1315 mm)
Peso:  935 kg 1010 kg
Velocidade máxima:  160 km/h 175 km/h 185 km/h 200 km/h

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Em 1963 estreiou a última série da linha 356, o 356 C. As mudanças foram discretas, basicamente o modelo saiu de fábrica com novos freios a disco nas quatro rodas, motores 1600S, 1600SC ou Carrera 2, e apenas uma carroceria disponível (coupé), esta já apresentava ligeira similaridade ao futuro modelo 911. Apesar de 1965 marcar o fim da produção do modelo, seu motor continuou a ser utilizado no modelo 912, basicamente um 911 de baixo custo. De 1963 a 1965 foram produzidas 16.668 unidades das últimas versões do 356.

Tabela de Configurações do Porsche 356 C

Porsche 356 C: 1600 C 1600 SC
Motor:  Motor Boxer de 4 cilindros, 4 tempos
Cilindrada:  1582 cm³ 1582 cm³
Bohrung x Hub:  82,5 x 74 mm 82,5 x 74 mm
Potência:  55 kW (75 cv) 70 kW (95 cv)
Rotação:  5200 RPM 5800 RPM
Torque máx./RPM:  125 Nm a 3600 126 a 4200
Compressão:  8,5 : 1 9,5 : 1
Comando de válvulas:  Tuchos e Balancins
Arrefecimento:  Refigeração a ar (Ventoinha)
Caixa de marchas:  Manuda de 4 marchas
Carroceria:  Monobloco em aço estampado
Eixos dianteiro/traseiro:  1306/1272 mm
Entreeixos:  2100 mm
Pneus:  5.60 – 15 Sport 165 – 15 (Gürtel)
Medidas C x L x A:  4010 x 1670 x 1315 mm
Peso:  935 kg
Velocidade máxima:  175 km/h 185 km/h

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No Brasil o 356 se popularizou por meio de réplicas em fibra de vidro produzidos pela empresa Chamonix. Além da carroceria em fibra, o carro apresentava chassi tubular, motor Volkswagen Boxer de 1600 cilindradas refrigerado a ar, além de freios a disco na dianteira. O modelo fez tanto sucesso que nos anos 90 a empresa já exportava para diversos países europeus, inclusive Alemanha.

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Fonte: Divulgação Porsche / The Porsche 356 Site / Porsche: The Legend
Tradução/Versão: Fábio G. Cavalcanti
julho/2016

 

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