| RPM Web Site |
Hoje - Sábado, 16 de Dezembro de 2017  
RPM
Publicidade


Lamborghini Miura

Lamborghini Miura, considerado por muitos especialistas como o primeiro super carro produzido em série.

Produzido entre 1966 e 1973 e digno de iniciar nossa seção de clássicos do RPM Web Site, o Miura foi fabricado pela Lamborghini na Itália e é considerado por muitos especialistas como o primeiro super carro produzido em série.

Lamborghini Miura

O Miura foi, após os modelos 350 GT, 400 GT, Islero / Islero S, Espada e Jarama / Jarama S, o sexto veículo produzido pela Lamborghini. Seu sucessor foi o famoso Lamborghini Countach. Com motorização transversal traseira V12 e mais de 300cv, foi considerado o super carro mais veloz de sua época. O chassi foi desenhado e desenvolvido por ninguém mais que Gian Paolo Dallara que mais tarde fundou a Dallara Automobili, famosa por seus chassis de competição.

motor lamborghini miura v12

Poucos carros conseguiram mudar o mundo do automóvel como o Miura. Com seu motor central e corpo fascinante desenhado por Marcello Gandini para Bertone, em 1966 Lamborghini redefiniu o conceito de Super carro.

Céptico sobre a possibilidade de vender uma grande quantidade do modelo, Ferruccio Lamborghini decidiu produzi-lo em pequena escala. Entre 1966 e 1969, apenas 275 modelos de 350 cv foram fabricados até que em 1969 sua primeira evolução foi lançada no mercado, o Miura S.

Lamborghini Miura

Com um motor V12 de 4 litros e 370 cv, o Miura S alcançava os 285 km/h. O modelo foi produzido até 1971, em que nesse período foram fabricadas apenas 338 unidades. Tendo-se tornado uma lenda assim como o modelo inicial do Miura, Ferruccio Lamborghini surpreendeu o mundo com o novo super esportivo Countach LP 500. No entanto, como a demanda para o Miura ainda permanecia alta e os preparativos ainda estavam em andamento para a produção em massa do Countach LP 500, a empresa decidiu apresentar a evolução do Miura S, o modelo SV, com o seu pára-lamas mais largo e motor aprimorado de 385 cv dotado de sistemas independentes de lubrificação de motor e caixa de câmbio.

Lamborghini Miura

O último Miura SV foi entregue no dia 15 de Janeiro de 1973 e foi destinado ao filho do construtor de automóveis Ferdinando Innocenti.

Lamborghini Miura

Com design marcante, o Miura é contornado por linhas sensuais típicas dos veículos de seu tempo. Os farois, a entrada de ar lateral e a grade traseira sobre o motor tornam o moldelo inconfundível aos concorrentes.

Lamborghini Miura


Lamborghini Miura

 

Lamborghini Miura

 

Clique nas imagens para ampliá-las.
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura

 

O interior do Miura apresenta visual tipicamente "espartano" com itens essenciais a um super esportivo. A instrumentação do painel reforça o pedigree esportivo do italiano.

 

Lamborghini Miura

 

Lamborghini Miura

Fonte: Divulgação Lamborghini
Tradução/Versão: Fábio G. Cavalcanti
outubro/2013

 

 

  Publicidade























www.rpmwebsite.com.br - faleconosco@rpmwebsite.com.br
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados. | Quem somos.